top of page

Origem do Templo Gobekli Tepe intriga arqueólogos

Foto do escritor: canalsupostamentecanalsupostamente

Atualizado: 2 de ago. de 2024

O Templo Gobekli Tepe foi construído há cerca de 12.000 anos e sua natureza é um mistério.

O pilar 43, cujo significado segue desconhecido (Imagem: Reprodução/Klaus Schmidt/German Archaeological Institute)
O pilar 43, cujo significado segue desconhecido (Imagem: Reprodução/Klaus Schmidt/German Archaeological Institute)

Durante a Idade do Gelo, um grupo de caçadores-coletores começou a construir este templo, que se tornaria o primeiro templo famoso do mundo na Turquia hoje. O Templo Gobekli Tepe foi construído há cerca de 12.000 anos. Sua arquitetura é tão complexa que até hoje os arqueólogos continuam a escavar e escavar para encontrar mais evidencias. No entanto, a verdadeira natureza do templo permanece um mistério.


Foi descoberto em 1994. Tanto o projeto quanto o templo de Gobekli Tepe dominaram a imaginação do público, tanto que investigações sobre templos misteriosos têm sido conduzidas em reportagens e documentários. Aqui, alguns cientistas especulam que o local é provavelmente um observatório astronômico. Essa teoria é apoiada por alguns pontos de vista específicos.

O primeiro deles é a localização do templo, que estaria alinhada à estrela Sirius devido à cultura do povo daquele período: eles veneravam a estrela, assim como outras culturas da mesma região fizeram em épocas seguintes. Além disso, eles propõem que os pilares nos arredores do templo teriam registrado um impacto de cometa que teria ocorrido no fim da Era Glacial. Então, se algum destes dois cenários se provar verdadeiro, o templo poderia ser considerado o observatório mais antigo do mundo.


Por outro lado, a equipe que realiza a escavação hoje não viu evidências relacionadas ao céu e às estrelas: para eles, embora o local esteja em bom estado, alguns pilares do templo foram removidos. Os pesquisadores estão tentando reconstruir sua posição original, mas é difícil definir a configuração inicial, ou mesmo determinar se a configuração inicial é astronômica.


Embora muitos deles tenham sido escavados, ainda existem alguns pilares ainda enterrados, e os que foram encontrados têm registros de animais. Mesmo assim, em 2017, uma dupla de engenheiros químicos afirmava que havia uma conexão entre o desenho do animal e a posição das estrelas há milhares de anos. Para eles, um pilar com um desenho de gaivota registraria a data do impacto de um cometa devastador ocorrido 13.000 anos atrás.

Contudo, os arqueólogos escavando o templo não concordam com esse cenário, porque a "presunção de que os padrões familiares das estrelas são estáveis ao longo do tempo e das culturas não é convincente", porque é bem pouco provável que aqueles povos teriam reconhecido exatamente as mesmas constelações que os egípcios, árabes, gregos e outros povos registraram.


O último motivo que levanta a suspeita das pessoas sobre a possível relação entre edifícios e estrelas é a construção do próprio templo: “É muito provável que vamos tratar de edifícios com telhados, o que limitará a sua função de observatório.”, Explicou à cientistas. Finalmente, embora ainda não haja evidências convincentes de que Gobekli Tepe é um observatório, isso não significa que o assunto esteja encerrado. Pode haver evidências esperando para serem descobertas.


A pergunta para refletir é: Supostamente seria um observatório de que? Ovnis? Planetas? Naves espaciais?? Apesar de essas palavras terem sido adicionadas para melhorar nossa pesquisa no google, será que fariam sentido nesse contexto?? Afinal, nem os arqueólogos sabem ainda. Outra pergunta: Que tecnologia era utilizada a 12 mil anos atrás? Seria alguma que ainda nem descobrimos e se perdeu ou foi encoberta?


O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Mediterranean Archaeology and Archaeometry.

Fonte: Astronomy, Yahoo, BBC, Canal tech


Compartilhe com amigos que gostam do tema.

Se conecte em todas as nossas redes clicando AQUI!!

130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page